Pasta de dentes Colgate Total tem substância que pode ser cancerígena

A pasta de dentes Colgate Total contém triclosan, uma substância que pode ser cancerígena, lê-se no jornal i. A notícia foi avançada pela Bloomberg News, que teve acesso a um relatório realizado pelo regulador americano de medicamentos.

Esta substância tem sido associada ao aparecimento de doenças cancerígenas em animais. No entanto, este facto parece não preocupar a administração da marca, uma vez que ainda não está provado que o triclosan seja nocivo para os seres humanos.

A Colgate disse apenas que o produto em causa é seguro e que passou por uma série de testes rigorosos antes de ter sido posto à venda. 

De acordo com o jornal i, existem regras quanto à utilização desta substância. No EUA, a entidade regulador está a rever os perigos do uso de triclosan. Já em Portugal, o Infarmed deverá pronunciar-se brevemente sobre a segurança da pasta dentes em causa, que é comercializada no nosso país.

Nos últimos anos, várias marcas de higiene e cosméticos têm anunciado a sua intenção de deixar de usar triclosan nos seus produtos.