Morreu Emídio Rangel

Emídio Rangel, fundador da TSF e ex-director geral da SIC e da RTP, morreu esta quarta-feira aos 66 anos, vítima de cancro.

Morreu Emídio Rangel

Nascido em Angola, onde trabalhou na Rádio Club da Huíla e na Rádio Comercial da Angola, chegou a Portugal em 1975, ingressando nos quadros da RDP.

Foi um dos principais impulsionadores da rádio e da televisão privada em Portugal ao fundar a TSF – a primeira rádio de notícias – e ao dirigir a SIC, que transformou em campeã de audiências. Ajudou também a lançar a SIC Notícias. Depois de sair de Carnaxide, foi director-geral da RTP por um curto período de tempo.

Formado em História pela Universidade de Lisboa, frequentou o curso de Direito da Clássica e o mestrado de Comunicação Social da Nova. 

Nos últimos anos, esteve envolvido em novos projectos de comunicação em Angola, tendo sido nomeado responsável de programa da Banda TV. Antes, concorrera com Carlos Pinto Coelho e um conjunto de outros jornalistas à abertura de um novo canal televisivo em sinal aberto em Portugal, na TDT, mas a ERC acabou por chumbar as duas candidaturas a concurso.

Lutava contra um cancro há mais de uma década. Chegou a declarar-se curado, mas a doença regressou no último ano, levando-o a interromper o comentário político que mantinha na RTP Informação. Estava internado há duas semanas no Hospital Egas Moniz, submetido a um tratamento. 

Actualizada às 13h17