Gasto diário por turistas em viagens cai para 70 euros

A despesa média diária por turista em viagens de lazer ao estrangeiro baixou em 2013, passando de 82 euros em 2012 para 70 euros no último ano, indica hoje o site Pordata.

De acordo com os novos números fornecidos pela base de dados, com base em informações do Instituto Nacional de Estatística (INE), ainda assim são os turistas portugueses que viajam em lazer aqueles que fazem mais despesa, face às deslocações por outros motivos.

Em contrapartida, quem saiu para o estrangeiro em negócios ou por outros motivos profissionais, em 2013, gastou em média muito acima do que tinha sucedido um ano antes, respectivamente 54 euros e 34,9 euros.

As despesas mais baixas por turista em deslocações para fora do país dizem respeito a visitas a familiares ou amigo, que em 2013 aumentaram para 26,3 euros, pouco mais do que os 23,5 euros gastos no ano anterior.

Ainda segundo os números analisados pela Pordata, base de dados gerida pela Fundação Francisco Soares dos Santos, o saldo entre exportações e importações no sector de turismo e viagens representou 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2013, aumentando para mais de 6,1 mil milhões de euros.

"O contributo do turismo para a economia portuguesa continua a aumentar", sublinha a Pordata em comunicado, adiantando que até 2010 o peso do saldo desta balança comercial nunca tinha sido superior a três por cento.

Enquanto as importações no sector aumentaram para 9,2 mil milhões de euros no ano passado, as exportações cresceram para 3,1 mil milhões de euros.

Lusa/SOL