Mubarak com a “consciência tranquila”

Hosni Mubarak, antigo presidente do Egipto, voltou a ser ouvido esta quarta-feira em tribunal por causa da morte de 846 pessoas durante as manifestações em 2011. Mubarak já tinha sido condenado a prisão perpétua, em 2012, por ter sido considerado culpado de ter ordenado a morte dos manifestantes, contudo em Janeiro de 2013, o tribunal…

Mubarak com a “consciência tranquila”

O antigo Presidente, de 86 anos, foi julgado juntamente com o seu ministro do Interior, Habib al-Adly, e seis altos responsáveis dos serviços de segurança do regime.

Em Maio, Mubarak foi também condenado a três anos de prisão depois de ter sido considerado culpado pelo desvio de fundos públicos.

“Passei a minha vida inteira a defender o Egipto e os seus filhos. Digo diante de vocês e de Deus, que passei a minha vida a lutar contra os inimigos do país”, declarou Mubarak durante a sua declaração no tribunal, que durou 25 minutos.

"Este é talvez o meu último discurso", disse, sentado numa cadeira de rodas. "Agora que a minha vida se aproxima do fim, agradeço a Deus por ter a consciência tranquila e estou satisfeito por tê-la passado a defender o Egipto", concluiu. 

Mubarak está detido num hospital militar do Cairo devido a problemas de saúde.