Colgate é segura para a saúde, diz o Infarmed

O Infarmed informou hoje que a quantidade da substância triclosan contida na pasta de dentes Colgate Total não é perigosa para a saúde, segundo as normas europeias. 

A utilização de Triclosan, uma substância que aumenta o risco de cancro, "é permitida e segura" desde que não se ultrapasse uma determinada concentração, afirmou o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em comunicado enviado para a Lusa. 

O alerta de uso excessivo desta substância no dentífrico foi dado pela Bloomberg News e noticiado hoje pelo jornal i, que explica que a agência de notícias teve acesso a um relatório do regulador americano do medicamento em que eram postas em causa várias características do dentífrico.

O Infarmed garantiu hoje que a quantidade de triclosan presente nas embalagens não é prejudicial à saúde: "A legislação europeia relativa aos produtos cosméticos especifica uma concentração máxima de 0,3% em relação à utilização de triclosan como conservante. Este valor é considerado seguro pelo Comité da Segurança dos Consumidores da Comissão Europeia em pastas dentífricas, sabonetes de mãos, sabonetes corporais/geles de banho, desodorizantes, pós faciais e cremes corretores". 

A Lusa confirmou que a pasta de dentes em causa tem uma concentração de 0,3% de triclosan, podendo por isso "ser disponibilizada no mercado europeu", disse o Infarmed.

"Foram consideradas seguras para o consumidor outras utilizações de triclosan em produtos para as unhas, quando a utilização pretendida fosse a limpeza das unhas das mãos e dos pés antes da aplicação de unhas artificiais, a uma concentração máxima de 0,3 %, bem como em produtos para lavagem bucal a uma concentração máxima de 0,2 %", explicou a autoridade nacional do medicamento. 

Até ao momento, o Sistema Comunitário de Troca Rápida de Informações (Sistema Rapex) não lançou qualquer alerta sobre a existência de produtos dentários com concentrações de triclosan superiores ao permitido legalmente, segundo o Infarmed. 

Lusa/SOL