“Benfica pagou 200 milhões de euros só em juros”

O presidente do Benfica negou hoje que a SAD esteja em situação de incumprimento com o BES e lembrou que é o único clube que “nunca incumpriu com o sistema financeiro nos últimos 14 anos”.  

"O Benfica nunca incumpriu com ninguém, cumpriu sempre os seus compromissos com o BES, o BCP ou a Caixa Geral de Depósitos, com todos, não tem qualquer conta caucionada, e não percebo o porquê da notícia do Expresso que afecta a credibilidade do clube", disse Luís Filipe Vieira, em entrevista à Benfica TV, na qual revelou estar a averiguar a origem e a motivação dessa notícia.

O líder "encarnado" acrescentou que o Benfica "nunca regateou até hoje uma taxa" com a Banca e que "pagou nos últimos dez anos 200 milhões de euros de juros", razão pela qual "é um bom cliente para qualquer instituição financeira".

Questionado sobre o facto de o Sporting dispor de taxas de juros mais favoráveis no BES, Luís Filipe Vieira admitiu tratar-se de "uma situação de desigualdade", mas não quis aprofundar a questão, lamentando que o clube tenha sido "colocado nas primeiras páginas dos jornais pelos piores motivos quando cumpriu sempre e quer continuar a cumprir" os seus compromissos com a Banca.     

"Fui eu próprio a negociar com a Banca, que acreditou no projecto que apresentámos e a quem pedimos certos apoios, por razões de tesouraria, que vinham de situações de trás, e para investir em infra-estruturas e na equipa, que entrou no top 10 do `ranking´ europeu, estando em quinto lugar neste momento", disse o presidente do Benfica, que garantiu não se arrepender do caminho seguido e que tem sido caucionado eleitoralmente pelo sócios.

A notícia veiculada pelo semanário Expresso que dava conta de que o Benfica necessitava de realizar 200 milhões de euros para pagar ao BES obrigações que se venciam a curto prazo foi também negada por Luís Filipe Vieira: "Já pagámos outros empréstimos e conseguimos sempre renová-los. Ninguém do BES ou do Novo Banco nos chamou ou falou a dizer que estavam preocupados. Os 200 milhões? O Benfica não está em liquidação. Se vou renegociar? Vamos liquidar tudo, como fizemos sempre, mas podemos fazer outros empréstimos".

Vieira procurou sossegar os sócios do Benfica sobre a situação financeira e desportiva do clube, negou "problemas de tesouraria" e assegurou que o clube é o "único em Portugal que nunca incumpriu com o sistema financeiro nos últimos 14 anos" e que os seus activos "são suficientes para pagar a dívida".

Nem tão pouco a recente afirmação do presidente do Novo Banco, Vítor Bento, segundo a qual irá continuar a financiar o que é viável e deixar de financiar o que é inviável, preocupa Luís Filipe Vieira. Pelo contrário, não tem dúvidas que "vão continuar a financiar o Benfica", porque este “cumpriu sempre e porque é um cliente que pagou 200 milhões de euros em 10 anos só em juros", razão pela qual "não há Banco que não o queira".

Além disso, recorda que o Benfica "reporta mensalmente todas as suas contas" ao BES e que este "sabe em detalhe" as mesmas, o que o leva a questionar as motivações da notícia veiculada pelo Expresso. 

"Nunca entendi essa notícia como um recado. Se em 14 anos fomos credíveis, porque o deixámos de ser agora? Estamos a indagar a razão dessa notícia aparecer agora e quando soubermos tomaremos uma posição", prometeu Luís Filipe Vieira, que garantiu, enquanto for presidente do Benfica, que a SAD "será sempre dos benfiquistas", rejeitando a abertura a investidores estrangeiros que passem a deter a maioria do respectivo capital.

Sol com Lusa