Politica

Do contra-Pontal ao Avante!

O regresso dos comunistas à política é há 38 anos uma festa – a do Avante!, no Seixal. Este ano será  entre 5 e 7 de Setembro, mas até lá o PCP não deixará de dar resposta aos adversários políticos. 

Esta sexta-feira, Jerónimo de Sousa interrompe as férias para fazer um ‘contra-Pontal’. Para a noite da rentrée social-democrata, em Quarteira, o secretário-geral comunista agendou um jantar-comício em Odiáxere (Lagos), a uma hora que lhe permitirá reagir e contraditar o discurso de Passos Coelho.

Quanto à Festa do Avante!, segundo o PCP, “valorizará, e dará força à luta dos trabalhadores e do povo português, na luta pela ruptura com a política de direita, para abrir caminho a uma alternativa patriótica e de esquerda, e à afirmação dos valores de Abril”.

Numa iniciativa em que a cultura e a política convivem e se interligam, haverá uma exposição para demonstrar “que o fascismo existiu” e combater o “branqueamento e falsificação da história”. E iniciativas várias que recordem “os 37 anos de política de direita” e a resistência comunista à contra-revolução.

Cunhal será lembrado, com a edição de textos escolhidos, escritos no período entre o 25 de Abril e o fim do PREC.
A seguir à festa, num mês em que o PS estará em efervescência com a campanha para as eleições primárias, o PCP poderá intensificar o calendário político para não deixar os socialistas sozinhos no terreno. E desde logo, no Seixal, haverá críticas aos ‘aliados objectivos da direita’.

manuel.a.magalhaes@sol.pt