Ajuda militar de 1500 milhões de dólares dos EUA ao Egipto

Os EUA vão conceder 1500 milhões de dólares em ajuda militar ao Egipto, entre este ano e o próximo, anunciou no Cairo o senador norte-americano Darriel Issa, segundo a agência oficial egípcia Mena.

Ajuda militar de 1500 milhões de dólares dos EUA ao Egipto

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa pelo senador, depois de ter sido recebido pelo Presidente do Egito, Abdelfatah al-Sisi, no palácio presidencial, no bairro cairota de Masr al Guedida.

Issa disse que a ajuda militar – 500 milhões de dólares este ano, e mil em 2015 -, “mostra a fortaleza dos laços entre os dois países”.

“Estamos a analisar o desenvolvimento da cooperação militar num futuro próximo no âmbito dos helicópteros ‘Apache’, e no tocante à instrução e treino militares, que são um assunto importante”, sublinhou o senador.

Neste sentido, adiantou que os laços militares crescerão com vários projectos mistos.

Sobre a recente visita que al-Sisi efectuou a Moscovo, o senador norte-americano disse que o “Egito é um país fundamental na região, pelo que os Estados Unidos não estão preocupados com essa viagem”.

“O Egipto é um país importante para a segurança, pelo que é natural que Moscovo deseje reforçar os laços com o Cairo”, afirmou.

Ainda assim, Issa disse que se o Presidente al-Sisi decida visitar os EUA será bem recebido pela administração norte-americana.

No encontro Issa e al-Sisi analisaram ainda as relações bilaterais de âmbito económico e a situação regional, nomeadamente os conflitos sírio e líbio, noticiou a agência Efe.
 

SOL