Crises na Ucrânia e Iraque duplicaram passagem de aviões no Irão

A situação de insegurança na Ucrânia e no Iraque fez duplicar o número de aviões que estão a utilizar o espaço aéreo do Irão, que ofereceu o território às companhias aéreas que sejam obrigadas a mudar as rotas.

Crises na Ucrânia e Iraque duplicaram passagem de aviões no Irão

"Os voos que passam pelo espaço aéreo iraniano duplicaram", disse hoje o director do Departamento de Controlo de Operações da Organização Civil do Irão, Said Akbarí, citado pela agência de notícias do país ISNA.

"O acidente com o avião da Malaysia Airlines nos céus ucranianos bloquearam o espaço aéreo do país a outros voos. Além do mais, as limitações sobre o espaço aéreo do Iraque fizeram com que as companhias estrangeiras procurem rotas mais seguras para os aviões. Sendo assim, os pedidos para o sobrevoo da República Islâmica do Irão registaram um aumento sem precedentes", acrescentou.

Antes do verão, 480 aparelhos atravessavam o espaço aéreo iraniano, e agora esse número passou para 880 aparelhos, indicou Akbarí assegurando que o Irão está preparado para a passagem de mais voos. 

Lusa/SOL