Dia inteiro sentado anula efeito de treino intensivo

Se fizermos exercício todos os dias, corrermos ainda que poucos quilómetros, o nosso corpo sentirá a diferença. Esta forma de senso comum é de algum modo desafiada por um estudo que diz que temos de descontar aos efeitos do exercício na nossa forma física as horas que estamos sentados. Uma corrida de manhã de uma…

O estudo da Clínica Mayo, citado pela revista Runner’s World, tem resultados inesperados e desanimadores para quem se exercita e tem uma profissão sedentária que o deixa longas horas inactivo. 

A corrida é considerada para este efeito um exercício vigoroso e o cálculo de perda do efeito ganho é de 8% por cada hora sentado. Bastante pior comportam-se as actividades de exercício classificadas como moderadas. Nesse caso a perda horária sobe até aos 16%.

Passada a frustração, o melhor remédio é passar menos horas na cadeira. As estratégias passam por fazer chamadas telefónicas em pé, evitar os elevadores, preferindo as escadas, ou efectuar reuniões sem que os participantes estejam sentados. Mas qualquer movimento que interrompa o tempo passado numa cadeira conta.

“Descobrimos que quando alguém está sentado muito tempo, qualquer movimento é um bom movimento, afirma a médica Jacquelyn Kulinski, co-autora do estudo referido. “Se está preso a uma secretária, estique-se, mude de posição com frequência ou simplesmente evite ficar imóvel. Tudo isso será positivo para a sua forma física.