Temperatura máxima continua a descer

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira ocidental.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) de noroeste a partir da tarde no litoral e nas terras altas, e sendo temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve. Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, são esperados de máxima 26 graus celsius em Lisboa, 25 em Faro e 15 no Porto, enquanto Castelo Branco será a cidade mais quente com 35 graus de máxima, seguido de 32 em Beja.

Na Madeira são esperados 26 graus celsius no Funchal, embora o dia comece com céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e nas zonas mais elevadas.

Já nos Açores, as máximas rondam os 26 graus em Santa Cruz das Flores, Horta e Ponta Delgada, enquanto em Angra do Heroísmo são esperados 27 de máxima. No grupo ocidental prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos a partir da tarde, no grupo central e oriental o céu estará geralmente pouco nublado.

Seis concelhos de Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre e Leiria apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Sabugal e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação (Santarém) Pampilhosa da Serra (Coimbra) Arganil (Leiria), Oleiros (Portalegre).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registou 87 incêndios, que foram combatidos por 2.813 bombeiros, com o apoio de 735 veículos.

Lusa/SOL