Juros da dívida aliviam em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a descer em todos os prazos, a dois, cinco e dez anos, na véspera do Tesouro português ir ao mercado para leiloar duas linhas de dívida de curto prazo.

Cerca das 9h25, os juros da dívida portuguesa a dois anos caíam para 0,681%, abaixo dos 0,691%% verificados na sessão anterior.

Na maturidade a cinco anos, os juros da dívida portuguesa negociavam-se no mercado secundário a 1,962%, quando na sessão precedente se transaccionavam a 1,987%.

No prazo dos 10 anos, os juros aliviavam para 3,445%, contra 3,488% observados na sessão de segunda-feira.

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai efectuar na quarta-feira dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades em Novembro de 2014 e em Agosto de 2015.

O montante indicativo global para esta colocação de dívida de curto prazo situa-se entre 750 e 1.000 milhões de euros. A cinco anos, enquanto os juros da dívida soberana da Irlanda aliviavam também em todos os prazos. Dublin terminou oficialmente, a 15 de Dezembro passado, o programa de ajustamento solicitado em 2010 à 'troika', no valor de 85 mil milhões de euros.

Já os juros da dívida de Espanha caíam no mercado secundário a dez anos e subiam a dois e cinco anos, no dia em que o Tesouro espanhol foi ao mercado para leiloar dívida de curto prazo, enquanto na Grécia desciam a cinco e dez anos.

Lusa/SOL