Já morreram 15 pessoas em falésias

A queda fatal, no dia oito de Agosto, de um casal de polacos – que se fotografavam a si próprios – de uma arriba do cabo da Roca, em Sintra, surpreendeu as autoridades. “Não tenho memória de um caso como este, desde logo porque temos dois mortos e dois órfãos [os filhos, de cinco e…

Este ano, entre Janeiro e dia 12 deste mês, 26 pessoas ficaram feridas e 15 perderam a vida em quedas de falésias e zonas rochosas na costa portuguesa – quase tantas como o total registado em 2013 (19). Em 2012, o balanço da Autoridade Marítima Nacional foi mais negro: 26 mortos e 56 feridos.

O que aconteceu no cabo da Roca, realça Pinto Moreira, é “exemplo de tudo o que não se deve fazer” nestes locais: “As pessoas vão para além do que devem e insistem em passar a vedação. Mesmo nos locais não delimitados, não tomam medidas de auto-preservação”.

Apaixonadas por fotografia, os imigrantes polacos, de 30 e 31 anos, “estavam na crista da arriba, mais de 100 metros para lá da delimitação do cabo”, frisa o oficial. Um dos dois ter-se-á desequilibrado, o outro ainda tentou ajudá-lo, mas em vão. No descontrolo, o telemóvel foi projectado para perto dos filhos menores, que assistiram a tudo. A última das três fotografias mostra apenas, desfocado, o azul do céu.

São as primeiras vítimas mortais registadas este ano nas falésias de Cascais – onde nos últimos dois anos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em acidentes deste tipo.

sonia.graca@sol.pt