Fitch alerta para mais impostos no próximo Governo

A agência de rating Fitch considera que as decisões mais recentes do Tribunal Constitucional (TC) reduzem os riscos orçamentais de curto prazo e mantêm Portugal “no caminho” de atingir as metas de défice para este ano. Mas antecipa que o défice de 2015 derrape e que o próximo Governo fique mais dependente de aumentos de…

O TC decidiu a 14 de Agosto que os cortes salariais iniciados em 2011 pelo Governo de José Sócrates podem ser retomados este ano e no próximo. Já a taxa de sustentabilidade que substituía a CES foi chumbada.

Para a Fitch, esta decisão “reforça a nossa visão de que Portugal vai atingir a meta de um défice das administrações públicas de 4% do PIB este ano”.  Quanto a 2015, a agência antecipa uma redução do défice para 2,7% do PIB,  um valor “ligeiramente acima” da meta de 2,5%. Esta previsão de derrapagem é justificada  com perspectivas de crescimento “mais conservadoras”.

A agência frisa que o “risco político” para a consolidação continua a ser significativo, depois da 'saída limpa’  do programa da troika.  O Governo que sair das eleições de Outubro de 2015 “pode ficar mais dependente de aumentos de impostos, que são cada vez mais politicamente controversos, se quiser manter a consolidação consistente com a descida do rácios da dívida pública”, realça a agência.

joao.madeira@sol.pt