Internacional

Venezuela lança canal de televisão dedicado a informação petrolífera

A empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (Pdvsa) anunciou hoje que iniciou a emissão de testes do Pdvsa TV, um novo canal de televisão centrado na divulgação de informações sobre a actividade petrolífera e a energia do país.

"O Pdvsa TV é o único canal de televisão do mundo dedicado à política petrolífera, que nasce da necessidade de informar sobre as operações da principal indústria do povo venezuelano e os seus planos de investimento social no quadro da nova ética socialista, com os mais altos padrões de qualidade técnica e audiovisual", explica um comunicado divulgado pela empresa.

O novo canal estará em fase de testes nos próximos 60 dias e realizará três emissões diárias de uma hora cada, às 07h00, às 12h00 e às 19h00 locais.

A programação incluirá, entre outros, temas políticos, históricos, petrolíferos, infantis e culturais.

Segundo fontes consultadas pela agência Lusa, o canal será transmitido localmente em sistema digital, no formato ISDB-T, e em sinal aberto através do satélite Simón Bolívar (Venesat 1, 78W) na banda KU, principalmente para a América do Sul.

Por outro lado emitirá ainda na banda C, no mesmo satélite, com um feixe que cobre todo o continente americano e abrange parte do africano. Chega ainda à península Ibérica (Europa), com menor intensidade, no formato DVBS-2.

Lusa/SOL