Trabalhadores da Hyundai Motor em greve por aumentos salariais

Os trabalhadores do maior fabricante automóvel da Coreia do Sul, a Hyundai Motor, vão realizar hoje uma acção de greve para exigir aumentos salariais, disse um porta-voz do sindicato.

A greve limitar-se-á a uma paralisação por um período de quatro horas — duas durante a manhã e duas à tarde –, segundo disse o porta-voz do sindicato, Hwang Ki-Tae, à agência AFP.

O sindicato realizou 17 rondas de negociações com a administração ao longo dos últimos dois meses, mas, de acordo com Hwang Ki-Tae, não foi possível alcançar um compromisso.

O impasse nas negociações ocorreu, segundo o responsável, aquando do diálogo sobre a proposta de inclusão de bónus nos salários. 

Na semana passada, o sindicato votou na realização de uma greve — com 70% dos 47.262 trabalhadores sindicalizados a pronunciarem-se a favor da acção.

O Supremo Tribunal decretou, em Dezembro último, que bónus pagos regularmente deveriam ser considerados parte dos vencimentos.

O valor dos salários é usados como base para o cálculo do montante de subsídios — como o de horas extraordinárias, de férias, baixa e de turno –, bem como para as pensões, de acordo com a lei.

Lusa/SOL