O Windows 9 está a chegar

É já no dia 30 de Setembro que a gigante Microsoft vai apresentar o seu novo Windows 9 em forma de preview. Sim, este novo sistema com o nome de código de THRESHOLD é uma antevisão do que aí vem, e apesar de  imagens (montagens ou ideais) circularem, o produto final chegará apenas em 2015.

Com esta primeira apresentação a marca consegue de uma assentada dois objectivos: primeiro, criar expectativas e reacção a este novo sistema operativo e segundo, pela aceitação que irá receber. Sabido é que as previews sofrem sempre alterações e é um passo importante, e inteligente, no desenvolvimento em ouvir críticas e reacções. Daqui resultará um produto final.

A Microsoft sabe da necessidade desta mudança, principalmente pelo sucesso comedido do Windows 8, e posteriormente windows 8.1, com 'apenas' 25 milhões de utilizadores. Claro que aqui as culpas são díspares, desde a introdução de novos dispositivos (tablets), a dificuldade vivida do mercado ou até a própria interface do seu sistema, inovadora mas distanciada do Windows 7. E as dificuldades de adaptação cingem-se em resultados.

Espera-se que a empresa, com este Windows 9, consiga corrigir erros e integrar sistemas, com todas as funcionalidades integradas, simplicidade, um desejado novo mini menu START e até lojas num só.

Resta-nos esperar por dia 30.

oscar.rocha@sol.pt