Uma hora venezuelana na Sporting TV

A 23 de Maio de 1999, cerca de três meses e meio depois de ser eleito Presidente da Venezuela, Hugo Chávez estreou o programa Aló Presidente. Inicialmente na rádio, depois na televisão pública, o espaço tinha como base a hipótese dada aos cidadãos de questionarem directamente o líder do país.

Nesta quinta-feira, a partir das 22h30, a Sporting TV iniciou o programa Hora do Presidente.

Enquanto Bruno de Carvalho passava em revista a actualidade do clube através de perguntas feitas pelo jornalista Tiago Almeida, o ecrã informava os adeptos leoninos sobre a possibilidade de interagir directamente com o homem que assumiu a liderança do clube em Março de 2013.

Assim, quem enviar perguntas para o endereço electrónico ahoradopresidente@sporting.pt poderá ver a resposta na próxima edição. Ao contrário de Chávez, que entrava em directo todos os domingos às 11h da manhã, a presidência interactiva de Bruno de Carvalho foi anunciada como um espaço mensal na televisão do clube.

Outros contrastes: Chávez falava e não tinha hora para terminar o programa, normalmente saía do ar pelas 17h mas houve maratonas maiores, o que não é de estranhar vindo do detentor do recorde de longevidade de um discurso presidencial – nove horas e meia sem parar, a 11 de Janeiro de 2012, em pleno parlamento venezuelano; Bruno de Carvalho definiu que o seu espaço de conversa com sócios e adeptos terá apenas uma hora e o programa é gravado para ser emitido posteriormente.

De resto, muitas semelhanças. Para além da parte de responder às questões dos cidadãos, Chávez aproveitava o tempo de antena para anunciar medidas governativas, sendo comum convidar para o Aló Presidente os ministros responsáveis pelas pastas envolvidas nos temas semanais.

Na quinta-feira, Bruno de Carvalho falou da entrada de Nani, da saída de Eric Dier ou da política do clube em matérias de formação. O líder venezuelano, que manteve o programa já depois de lhe ter sido diagnosticado o cancro que lhe roubaria a vida em Março de 2013, também aproveitava para lançar ataques à oposição. Bruno de Carvalho não se esqueceu dos rivais, acusou o Benfica de criar nova dívida para pagar as antigas, e ainda teve tempo para considerar que "o Presidente da Académica não traz nada de novo ao futebol".

Nas redes sociais e fóruns online constata-se que os adeptos do Sporting não só apoiam como gostaram da novidade. Há também aplausos entre adeptos rivais, embora entre esses a norma seja a crítica ou mesmo a sátira. Dentro de um mês, a Hora do Presidente dará a conhecer as dúvidas dos adeptos leoninos em relação ao seu presidente e a forma como Bruno de Carvalho pretende esclarecê-las.

Se a moda pega, o que será das dezenas de comentadores desportivos que representam os grandes nacionais em intermináveis debates televisivos sobre futebol? 

nuno.e.lima@sol.pt