Portugueses convidados a dar opinião sobre consumo sustentável na Europa

Cerca de uma centena de portugueses são convidados a dar a sua opinião numa consulta pública sobre consumo sustentável que vai decorrer em 11 países europeus, no âmbito do projecto da União Europeia Pacita.

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) divulgou hoje a informação sobre esta iniciativa e convida os portugueses a inscreverem-se para um encontro, agendado para 25 de Outubro, em Lisboa, no qual serão debatidos temas relacionados com os actuais desafios na área do ambiente.

O objectivo é recolher a opinião dos europeus sobre aquecimento global, recursos energéticos, água, produção alimentar ou saúde pública e transmitir as suas preocupações aos políticos, explica a LPN.

Além de Portugal, participam na consulta pública Holanda, Áustria, Bulgária, Espanha (Catalunha), Dinamarca, Hungria, Lituânia, República Checa Irlanda e Bélgica (Valónia), envolvendo mais de 1.000 cidadãos europeus.

A LPN salienta a importância de chamar os cidadãos a debater questões relevantes nas políticas públicas, tanto a nível nacional, como internacional.

O recrutamento dos participantes é feito de forma aleatória e a iniciativa garante o pagamento das despesas de alimentação, tal como de transporte e alojamento, para os cidadãos a viver fora de Lisboa.

Lusa/SOL