França: Manuel Valls forma novo Governo

O primeiro-ministro francês Manuel Valls apresentou ontem a demissão do Governo, tendo ficado posteriormente encarregue de formar uma nova equipa. Os novos ministros deverão ser apresentados esta terça-feira.

França: Manuel Valls forma novo Governo

Em causa estão as divisões quanto às políticas de austeridade, que levaram a uma crise política em França. O ministro da Economia, Arnaud Montebourg, foi aquele que mais criticou a política económica do Executivo: É preciso “levantar a voz” contra a política de austeridade, disse ao jornal Le Monde.

Foram muitos os que criticaram as declarações de Montebourg, que, no dia seguinte à entrevista, voltou a alertar: “Chegou a altura de termos uma liderança alternativa, um motor alternativo”.

Com este clima de tensão, o Governo acaba por se demitir e Valls fica com incumbência de escolher “uma equipa coerente com as orientações” do Presidente francês, François Hollande, segundo uma mensagem do Eliseu.

Manuel Valls tinha sido nomeado por Hollande para liderar o Executivo francês após a queda dos socialistas nas eleições regionais, em Março – altura em que a extrema-direita daquele país conquistou uma das maiores vitórias de sempre.

Agora, o grande desafio será conseguir a aprovação da equipa que será apresentada hoje na Assembleia Nacional, uma vez que a maioria dos socialistas se revê nas críticas feitas por Montebourg e querem assistir a uma mudança de políticas.