‘Tubarões’ esperam trio português

A vitória do FC Porto no playoff da Liga dos Campeões confirmou a presença de três equipas portuguesas na fase de grupos da Liga dos Campeões, pela quarta vez na história da competição.

‘Tubarões’ esperam trio português

Será também a terceira vez que Portugal se fará representar pelos três 'grandes' do seu futebol, mas nem todos chegam com esse estatuto ao sorteio que se realiza na próxima quinta-feira, no Mónaco (16h30, SportTV 1).

Os azuis e brancos juntam-se ao Benfica no primeiro dos quatro potes do sorteio – aquele que reúne as oito equipas que mais pontos acumularam nas competições europeias das últimas cinco épocas.

Já o Sporting, que há um ano falhou a Europa pela segunda vez na sua história e a primeira em 37 anos, regressa à fase de grupos da liga milionária sete anos depois da última presença – um interregno que se reflecte no ranking, com os 'leões' a chegarem ao sorteio inseridos apenas no terceiro pote.

Se às equipas que hoje se apuraram para a fase de grupos se juntarem os favoritos nos jogos de quarta-feira (e só o Nápoles não ganhou vantagem na 1.ª mão, com empate a um em casa), a equipa de Marco Silva será apenas a 23.ª melhor entre as 32 da fase de grupos. Mas mesmo a pouco provável eliminação simultânea de Arsenal, FC Porto, Zenit de São Petersburgo, Bayer Leverkusen e Nápoles deixaria o Sporting no pote 3, ficando ainda a duas posições do grupo dos segundos mais fortes.

Possíveis adversários

Desportivamente a tarefa fica dificultada para os vice-campeões nacionais, mas pelo menos os seus adeptos têm a garantia de ver grandes estrelas do futebol em Alvalade. Um cenário terrível para Marco Silva – e apetecível para quem paga bilhete – colocaria no caminho dos 'leões' o Real Madrid (pote 1) de Cristiano Ronaldo, Sergio Aguero e o 'seu' Manchester City (pote 2) e o milionário Mónaco (pote 4) de Leonardo Jardim, o obreiro do regresso leonino à Champions.

Por outro lado, a presença entre os mais fortes não garante a Benfica e FC Porto um passeio pela fase de grupos. Se é certo que evitam os principais 'tubarões', incluindo três dos quatro semifinalistas do último ano, também o é que o azar pode ofuscar o estatuto de cabeça-de-série. No pote 2, além dos já citados campeões ingleses, há ainda Paris Saint-Germain, Borussia de Dortmund ou  Juventus – o Basileia de Paulo Sousa apresenta-se como o mais apetecível neste grupo.

No terceiro, 'águias' e 'dragões' sujeitam-se a enfrentar o Liverpool. E embora a maioria das opções seja mais acessível, todos os cuidados são poucos para equipas como o Olympiacos, responsável pela eliminação da equipa de Jorge Jesus na última época. No último pote, apenas Roma e Mónaco ostentam estatuto para assustar os portugueses. 

nuno.e.lima@sol.pt