Chuva e subida da temperatura máxima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que Portugal continental apresente hoje céu muito nublado e períodos de chuva fraca ou chuvisco com pequenas subidas da temperatura máxima.

Para os Açores e Madeira, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado e aguaceiros.

Seis concelhos apresentam hoje risco máximo de incêndio enquanto as zonas da Beira Alta e o interior do Algarve têm um risco muito elevado, divulgou o IPMA.

De acordo com informação do IPMA na sua página de internet, os concelhos de Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, todos no distrito da Guarda, além de Oleiros, em Santarém, e Mação, em Castelo Branco.

Em risco muito elevado, o segundo nível mais grave numa escala de cinco, encontra-se também a região da Beira Alta e o interior do Algarve, enquanto o litoral alentejano e o interior nortenho apresentam um risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registou 40 incêndios, que foram combatidos por 1.275 bombeiros, com o apoio de 321 veículos.

O IPMA informa também que os índices de radiação ultravioleta estão muitos altos em nove regiões do país (Bragança, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Sagres, Setúbal e Viseu) e, nas ilhas, no Funchal e Porto Santo, pelo que recomenda a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

Lusa/SOL