Tuk tuk polémicos também na Madeira

Antes de invadir as ruas de Lisboa, os Tuk Tuk estiveram e estão no centro de uma polémica na cidade do Funchal.

Acusados pelos taxistas de concorrência desleal, os Tuk Tuk invadiram as ruas do Funchal a partir de 1 de Julho de 2013. No mercado já estavam os ‘City Bubbles’ mas foram os Tuk Tuk que mais deram nas vistas. 

Primeiro surgiu a Tuk Tuk Madeira e, um mês depois, outro operador (Tukxi Madeira), este último apoiado pelo programa ‘Empreendinov’, considerado inovador e, por isso, co-financiado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial.

Desde Julho de 2013 que a empresa que explora o serviço tem sido alvo dos taxistas. Ao ponto dos profissionais do volante se terem manifestado recentemente às portas do Governo Regional reclamando justiça.

A empresa de animação turística foi licenciado pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes e proporciona circuitos turísticos na área metropolitana do Funchal, entre o Cabo Girão (Câmara de Lobos) e o Cristo Rei (Garajau).

Os Tuk Tuk não se limitam a casamentos, baptizados, aniversários ou festas de empresas. Alarga o seu horizonte a circuitos turísticos a partir da baixa do Funchal. 

Tal como a ‘Tukxi’, a ‘Tuk Tuk Madeira’ optou por firmar parcerias com hotéis, restaurantes e agências de viagens.
São visitados os locais mais típicos e históricos da cidade (Funchal Old Time – Zona Velha da Cidade, Mercado dos Lavradores, Sé do Funchal e caves da Madeira Wine). A rota dos miradouros (Funchal Seaside) também é bastante procurada sobretudo em dia de escala de cruzeiros, para desespero dos taxistas.

Outra opção consiste em subir até ao Jardim Botânico ou mesmo ir até ao Museu de Cristiano Ronaldo. O ‘Tour CR’7 inclui passeio e entrada no museu.

Nem o ‘Táxi voucher’ – instrumento entretanto utilizado pelos taxistas para esbater a concorrência – acalmou os ânimos. 
Como se já não bastassem as duas empresas de circuitos turísticos que oferecem percursos em autocarros descapotáveis (“Sightseeing” ), em Julho de 2013 surgiram os Tuk Tuk para desespero dos taxistas.

A Associação de Industriais de Táxis da Madeira (AITRAM) denuncia a existência de concorrência desleal e “políticos corruptos”. 

“São duas empresas, mas ao que consta vão surgir mais. Alerto a senhora secretária do Turismo e Transportes para tomar cuidado ao licenciar certas actividades a pessoas à procura do lucro fácil. Daqui a dias somos como Marrocos, com os turistas que querem descansar, mas estão sempre a ser incomodados”, considera António Loreto.

A Secretaria do Turismo diz que todas as empresas de animação turística estão licenciadas. 

Os operadores de Tuk Tuk dizem que não são concorrentes aos taxistas.