Descida do desemprego é ‘boa notícia’ e ‘sinal de esperança’

O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social considera “uma boa notícia” e “um sinal de esperança” a descida do desemprego em Portugal para 14% em Julho, divulgada hoje pelo Eurostat, destacando que estes dados “corrigem os efeitos da sazonalidade”.

Descida do desemprego é ‘boa notícia’ e ‘sinal de esperança’

"Estes dados são muito importantes porque são os únicos que corrigem o efeito da sazonalidade", afirmou Pedro Mota Soares em declarações à agência Lusa, salientando que as séries do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) "não têm em conta a geração de empregos ligada ao turismo e às actividades de verão e, por isso, são ainda mais relevantes". 

Conforme recordou, nos últimos 18 meses, o Eurostat aponta para uma progressiva redução do desemprego em Portugal, com um recuo "lento, mas muito sólido e consolidado" de "cerca de 3,4 pontos percentuais de Janeiro de 2013 até hoje".

De acordo com os dados hoje avançados pelo Eurostat, a taxa de desemprego em Portugal recuou para 14% em Julho, menos uma décima do que em Junho e menos 2,3 pontos do que um ano antes, sendo a maior queda homóloga na União Europeia. 

No mês passado, o desemprego em Portugal voltou ao nível de Novembro de 2011 (altura em que se encontrava precisamente nos 14%, vindo depois a subir até um "pico" de 17,8% em Abril de 2013). Já na zona euro, assim como no conjunto da UE, a taxa de desemprego manteve-se estável em Julho face a Junho, nos 11,5% e 10,2%, respectivamente.

Para Mota Soares, os números hoje conhecidos são "uma boa notícia para 125 mil portugueses que deixaram de estar numa situação de desemprego no último ano e para as suas famílias", dando "um sinal de esperança para quem está à procura de uma oportunidade para regressar ao mercado de trabalho, especialmente os mais jovens".

O recuo do desemprego é ainda "uma boa notícia para Portugal", que chegou a apresentar uma taxa "perigosamente perto dos 18%" e, apesar de se manter num nível "ainda elevado", está "muito mais próximo da média da UE e muito mais longe de muitos países que tiveram dificuldades semelhantes no quadro da UE".

Em terceiro lugar — sustentou o ministro — "é uma notícia importante para a economia" portuguesa: "Fruto das reformas estruturais que foram feitas nos últimos anos, mas, sobretudo, fruto do esforço, da competência e da capacidade de trabalho dos empresários e dos trabalhadores em Portugal, a economia está hoje a gerar oportunidades de trabalho e com a capacidade de reduzir o desemprego, algo que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos 18 meses", salientou.

Lusa/SOL