Turismo português premiado em todo o mundo

O sector do Turismo em Portugal tem estado em destaque um pouco por todo o mundo, com distinções atribuídas a hotéis, restaurantes e entidades, bem como com a publicação de artigos em jornais e revistas internacionais dedicados ao país.

Em 2013, o turismo em Portugal conquistou mais do triplo dos prémios que em 2012, seja pelos destinos mais baratos, praias "maravilhosamente únicas", um Alentejo "obrigatório" ou o pastel de nata como um dos melhores doces da Europa.

De acordo com os dados disponíveis até Setembro, Portugal somava quase 50 distinções em apenas nove meses, contra os cerca de 15 prémios que recebeu durante todo o ano de 2012. 

Entre as entidades que atribuíram os galardões, constam jornais como o The Guardian, New York Times e El Pais/Lonely Planet (editora), televisões como a norte-americana CNN, revistas como a Forbes, blogues como o Huffington Post, empresas e associações internacionais de turismo, 'sites' e imprensa especializada no sector.

Das distinções atribuídas este ano, a Lusa indica algumas das mais relevantes.

Em 2014, Portugal foi, pela segunda vez consecutiva, eleito o melhor país a visitar pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler.

Também este ano, foi votado melhor país europeu pelos leitores do jornal norte-americano USA Today, e eleito o melhor destino de férias por avião, na Europa, nos Zoover Awards, que distinguem destinos e atracões turísticas, bem como alojamentos, em mais de 25 países. 

As distinções são atribuídas tendo por base as avaliações feitas pelos utilizadores do 'site' zoover.com, de avaliações de férias. Numa escala de 01 a 10, Portugal obteve uma pontuação final de 9.12, com destaque para as categorias 'hospitalidade' (9.23), 'cultura' (9.16) e 'gastronomia' (9.03).

No final do ano passado, Portugal foi escolhido como um dos melhores destinos de 2014 pela editora de guias de viagens Lonely Planet, surgindo na lista "best value", dos países onde há melhor relação qualidade/preço.

Uma outra editora de guias de viagens, a Rough Guides, também destacou o país pelas mesmas razões, escolhendo como locais obrigatórios para visitar, entre outros, a Ericeira, a Feira de Barcelos, Monsaraz, o Convento de Cristo, em Tomar, Castelo de Vide, Óbidos, o Bairro Alto e a Ribeira do Porto.

Mas não é apenas o país a receber distinções.

O Algarve foi considerado este ano o melhor destino de Golf na Europa pela Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golf (IAGTO, sigla em inglês).

Já Lisboa entrou no top dos viajantes dos 25 melhores destinos do mundo, escolhidos pelos utilizadores do site internacional de turismo e viagens TripAdvisor, e foi considerada a cidade com "melhor valor" na zona Euro pelo PostOffice do Reino Unido, tendo em conta o 'City Costs Barometer' 2014 (Barómetro de Custos das Cidades).

O Porto foi considerado o Melhor Destino Europeu deste ano pela European Consumers Choice, tal como em 2012, e entrou no top de 14 destinos para 2014 da operadora aérea britânica British Airways.

Já o aeroporto daquela que é também conhecida como 'cidade Invicta' foi considerado o 3.º melhor da Europa pelo Airports Council International. O aeroporto Sá Carneiro esteve no top três entre 2006 e 2011, tendo sido escolhido pelos passageiros como o melhor aeroporto europeu em 2007.

Mais a Sul, o Alentejo foi escolhido pela revista National Geographic como um dos melhores destinos a visitar este ano. Fora do Continente, o arquipélago dos Açores foi distinguido como Destino Preferido em 2014 pelas Associações dos Agentes de Viagens e Operadores Turísticos Europeus (ECTAA, sigla em inglês).

Além dos locais, Portugal tem onze hostels entre os melhores do mundo, nos prémios 'Hoscars', atribuídos pelo website de reservas Hostelworld.

Mas nem só o país, as cidades e os equipamentos são distinguidos. O Turismo de Portugal venceu os World Travel Awards 2014, também conhecidos como "Óscares do Turismo", na categoria de melhor organismo oficial de turismo europeu, que já tinha ganho em 2008.

Lusa/SOL