Dérbi: ‘Leões’ contra os fantasmas da Luz

Rui Patrício nunca conseguiu vencer um jogo no Estádio da Luz em toda a sua carreira de leão ao peito. E Liedson foi o último a marcar pelo Sporting no reduto do maior rival de Lisboa para o campeonato, a 29 de Abril de 2007. 

Dérbi: ‘Leões’ contra os fantasmas da Luz

Um registo negativo que a equipa de Marco Silva vai tentar contrariar já este domingo (19h00, BTV) na visita ao Benfica, o cabeça de cartaz da terceira jornada da 1.ª Liga. 

O guarda-redes do Sporting e elemento mais antigo do plantel, que se estreou como titular em 2006, soma por derrotas as oito vezes em que defendeu a baliza leonina do outro lado da Segunda Circular. Uma maldição que também afecta o ataque: há mais de sete anos que os ‘leões’ não festejam um golo na casa do rival, em jogos da Liga.

Ainda Paulo Bento era o treinador em Alvalade e Fernando Santos liderava as ‘águias’ quando, em 2007, o ‘Levezinho’ trocou as voltas ao guardião Quim e apontou o último tiro certeiro – Fabrizio Miccoli viria a sentenciar o empate pouco tempo depois (1-1). 

A Luz tem sido um autêntico reduto talismã para o Benfica em dérbis a contar para o campeonato: em 80 duelos, apenas por 14 vezes o Sporting saiu vencedor. São já seis as vitórias consecutivas dos ‘encarnados’. A melhor série de sempre na história do clube. 

E é preciso recuar até 28 de Janeiro de 2006 para encontrar um triunfo leonino (3-1), logo no início da era Paulo Bento. O agora seleccionador nacional foi o último técnico a sair do terreno do histórico rival com os três pontos – ainda Carlos Mané era infantil, tinha 11 anos, e o actual capitão Rui Patrício alinhava nos juniores. 

Sá Pinto, o ‘caça-águias’

A sequência negativa do Sporting frente ao Benfica muito se deve a Jorge Jesus. Desde que se estreou no banco das ‘águias’, na época 2009/10, só Sá Pinto teve motivos para sorrir. O único treinador dos ‘leões’ que o derrotou. Muito por culpa do golo solitário de Ricky van Wolfswinkel em Alvalade, corria a época 2011/12.

A lista de fracassos é grande: Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos Paciência, Franky Vercauteren e Jesualdo Ferreira caíram aos pés de Jesus. Carlos Carvalhal e Leonardo Jardim ainda conseguiram amealhar um ponto cada.
É esta a difícil missão de Marco Silva, o actual técnico do Sporting: chutar para canto a tendência das últimas cinco épocas e repetir a vitória leonina na Taça de Honra da AF Lisboa (1-0). 

Os dois treinadores já mediram forças por quatro ocasiões, sempre para o campeonato, com Jorge Jesus a vencer três dos confrontos. O melhor que Marco Silva conseguiu, na altura no comando do Estoril, foi um empate na Luz (1-1), que desviou o Benfica do título (2012/13). Jefferson, que agora joga em Alvalade, foi o autor do golo dos ‘canarinhos’.

Um dérbi de dúvidas 

Os campeões nacionais chegam ao dérbi com mais dois pontos que os eternos rivais, mas nem tudo são boas notícias: Rúben Amorim lesionou-se com gravidade frente ao Boavista, sofreu uma rotura total do ligamento cruzado, e só deve regressar aos relvados em 2015. Já Enzo Pérez, que tem vindo a recuperar de fadiga muscular, até pode ir a jogo frente ao Sporting, mas continua com o futuro indefinido face ao assédio do Valência.

A falta de soluções ofensivas é outra dor de cabeça para Jorge Jesus. Com as saídas de Rodrigo e Cardozo, Lima tornou-se a única referência no ataque, já que Derley e Nélson Oliveira tardam em assumir-se como opções válidas.

Do outro lado da barricada, Cédric Soares recupera de um traumatismo nas costelas e deve ser uma carta fora do baralho de Marco Silva – Ricardo Esgaio pode assumir a direita. 

Em sentido inverso está William Carvalho, que regressa ao onze depois de cumprir um jogo de suspensão, e Islam Slimani, que assumiu a nota de culpa no processo disciplinar em curso e já foi reintegrado no plantel. 

Nani será o trunfo do Sporting para o primeiro dérbi da temporada. O internacional português, que chegou a Alvalade por empréstimo do Manchester United, é o único ‘sobrevivente’ da formação liderada por Paulo Bento que alcançou a última vitória no Estádio da Luz (2006) – dessa equipa, já quatro arrumaram as chuteiras: Abel, Anderson Polga, Sá Pinto e Liedson.

O Benfica promete responder na mesma moeda, atirando dois reforços aos ‘leões’: o guarda-redes Júlio César, titular na baliza do Brasil, e Samaris, o médio que custou 10 milhões de euros aos cofres dos ‘encarnados’. E Jesus estará no banco, já que a expulsão no Bessa apenas lhe valeu uma repreensão e uma multa de 153 euros.

hugo.alegre@sol.pt