Estado Islâmico perde terreno no Iraque

As tropas curdas iraquianas e as milícias xiitas recuperaram esta segunda-feira a cidade de Sulaiman Bek, na província de Salaheddin, a nordeste de Bagdade, que se encontrava nas mãos do Estado Islâmico (EI) há 11 semanas.

Estado Islâmico perde terreno no Iraque

“Sulaiman Bek está sob controlo das forças conjuntas, mas ainda há perigo por causa dos explosivos que os rebeldes podem ter deixado para trás”, afirmou Shallal Abdul Baban, funcionário do governo local.

Esta cidade fica perto de Amerli, que foi recapturada pelas tropas curdas, neste domingo. Milhares de turcomanos xiitas vinham a sofrer de um longo cerco por parte dos jihadistas do EI.

No sábado, militares norte-americanos atacaram, através de incursões aéreas, posições estratégicas do Estado Islâmico. Os EUA em cooperação com as forças australianas e francesas conseguiram ainda entregar ajuda humanitária aos civis que se encontram em Amerli.

Esta operação foi a maior vitória das tropas iraquianas desde que o EI iniciou a ofensiva em Junho, que permitiu ao grupo jihadista assumir o controlo de várias áreas do norte do país, incluindo a segunda maior cidade do país, Mossul.

Depois de nesta segunda-feira as forças curdas terem conseguido recapturar Sulaiman Bek, procuram agora reconquistar as outras aldeias do norte e oeste (arredores de Amerli) empurrando assim cada vez mais o EI para fora do Iraque.

Os militares curdos e as forças ocidentais têm conseguido significativos avanços em território iraquiano, contudo o EI tem ganho terreno na Síria, controlando grande parte do leste, norte e nordeste do país (províncias de Aleppo, Deir Ezzor e Hassaka), aproveitando o facto de os EUA ainda não terem actuado militarmente nesta região. 

miguel.mancio@sol.pt