Downton Abbey regressa com segredos, romances e fogo

É já uma tradição. Sabemos que o Verão acabou e que o Outono está a chegar quando se estreia uma nova temporada da muito aclamada série britânica Downton Abbey. Os dramas upstairs/ downstairs criados por Julian Fellowes pedem uma confortável manta de lã ou um ronronante crepitar da lareira e estão longe da euforia estival…

Por isso, sabemos que a rentrée se aproxima e que as alegrias trazidas pelas maresia estão a terminar quando o trailer que antecipa a nova temporada da série é divulgado. E o da quinta, que se estreia no Reino Unido já a 21 de Setembro (devendo estrear-se em Portugal, na Fox Life, pouco depois) já está no Youtube. 

E em apenas um minuto mostra que, até ao Natal, muito irá acontecer na família Crawley, bem como no meio dos criados que os servem. A mansão continua linda mas Carson, o omnipresente mordomo, vai logo avisando que o chão está a tremer. Afinal, diz Lady Edith, estamos em pleno séc. XX, e o mundo está a mudar. 

O que não muda são as habituais intrigas novelescas: Lady Mary continua linda e com os seus pretendentes (já terá feito uma escolha?), a extraordinária Maggie Smith marca presença sem que o tempo tenha passado por ela, há amores proibidos, beijos escondidos, um neto que está prestes a ser roubado à família, um segredo que promete dar que falar e um incêndio que poderá destruir tudo ou roubar vidas.

Intriga mais que suficiente para manter os fãs da série bem presos ao ecrã nesta nova temporada que bem poderá ser a última – até agora ainda não foi confirmada a sexta temporada e Julian Fellowes  já está a preparar uma nova série para a norte-americana NBC chamada The Gilded Age. E o argumentista já avisou que não vai estar a escrever duas histórias ao mesmo tempo. Por isso, mesmo que uma sexta temporada chegue no próximo ano, é muito provável que uma sétima nunca venha a ser feita. O melhor é aproveitar enquanto dura. 

Veja aqui o trailer: