Preços na produção industrial sobem em Portugal

O índice de preços da produção industrial recuou ligeiramente em Julho face ao mês anterior, tanto na zona euro como na União Europeia (UE), enquanto Portugal contrariou a tendência e subiu 0,3%, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.

Preços na produção industrial sobem em Portugal

Os números divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da UE revelam que os preços registaram em Julho uma queda ligeira de 0,1% na zona euro face ao mês anterior e que cederam 0,2% para o total dos 28 Estados-membros da União Europeia.

Já Portugal contrariou a tendência europeia e os preços da produção industrial subiram 0,3% em Julho, em cadeia, depois de em Maio e Junho terem ficado inalterados, tal como o Instituto Nacional de Estatística (INE) já tinha divulgado em meados de Agosto.

Em termos homólogos, ou seja, em comparação com Julho de 2013, os preços da produção industrial desceram 1,1% nos 18 países que partilham a moeda única e 1,3% na União Europeia.

Neste caso, também em Portugal os preços caíram, 0,8% em Julho deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, confirmando um comportamento descendente que já se verificava nos últimos meses.

Segundo o Eurostat a queda de 0,1% em Julho nos preços da produção industrial na zona euro, face a Junho, justifica-se pela queda de 0,6% no sector da energia, uma vez que os preços se mantiveram estáveis nos outros grupos de produtos. Nos 28 países, a queda de 0,2% em cadeia também se deve ao recuo dos preços da produção industrial do sector energético (-0,9%). Assim, se não fosse o sector da energia, em cadeia, os preços tinham-se mantido estáveis.

Também em termos homólogos, a energia justifica em grande medida a queda dos preços, de acordo com o gabinete de estatísticas oficiais da UE.

Lusa/SOL