Ilhas Desertas distinguidas pelo Conselho da Europa

O responsável para a área da preservação da biodiversidade e ambiente do Conselho da Europa (CE) desloca-se amanhã e quinta-feira à Madeira para entregar às autoridades regionais o diploma europeu para as Áreas Protegidas atribuído à Reserva Natural das Ilhas Desertas.

Eládio Fernandez-Galiano entrega formalmente o galardão numa cerimónia que terá lugar na próxima quinta-feira, pelas 17h30, na Quinta Vigia, sede da Presidência do Governo Regional.

Antes porém, na manhã de quinta-feira, está prevista a visita do representante do CE à  Reserva Natural das Ilhas Desertas, com partida do porto do Funchal pelas 9h00, a bordo de um navio da Marinha Portuguesa.

O Diploma Europeu para as Áreas Protegidas é um galardão atribuído pelo Comité de Ministros do CE desde 1965. Visa distinguir "as áreas protegidas de excepcional importância europeia para a preservação da diversidade biológica, geológica, cultural e paisagística que sejam alvo de uma gestão efectuada de forma exemplar".

Até agora, em Portugal, a única reserva com esta distinção era a das ilhas Selvagens, também na Região Autónoma da Madeira. 

Em todo o mundo, apenas 75 locais, distribuídos por 28 países, têm esta distinção.

A candidatura da reserva natural das Desertas ao Diploma Europeu para Áreas Protegidas foi apresentada em Novembro de 2011, pelo Parque Natural da Madeira (PNM), sendo um galardão atribuído por um prazo de cinco anos.

emanuel.silva@sol.pt