Mariza vence prémio Womex 2014

A fadista Mariza venceu o prémio Womex 2014, anunciou a organização, que considerou que a artista alcançou “novos patamares artísticos” dentro deste género musical.

"Desde a edição do seu primeiro álbum, há 13 anos, Mariza tornou-se conhecida como o expoente máximo vivo do Fado, bem como a artista mais visionária e inovadora no estilo. Ela criou o seu próprio som, que é igual nas tabernas de Lisboa ou nas mais prestigiadas salas de espectáculo no Mundo, e é tanto uma estrela em Portugal como no seio da comunidade da World Music", lê-se no comunicado da Womex, que anuncia o prémio.

A organização do prémio acrescenta que Mariza venceu o galardão 2014 "por ter trazido o estilo para novos níveis de reconhecimento internacional e por alcançar novos patamares artísticos dentro do género".

A Womex é uma plataforma internacional em rede para a indústria da world music.

O prémio será entregue a Mariza numa cerimónia a realizar a 26 de Outubro, em Santiago de Compostela, no âmbito da edição 2014 da feira de world music.

A fadista encerrará depois o concerto da Womex, disse à Lusa fonte da Warner Music.

Mariza estreou-se em registo discográfico há 13 anos, com  "Fado em mim" (2001) — com que venceu  o prémio da BBC Rádio 3 para o Melhor Artista Europeu na área da World Music -,  já vendeu mais de um milhão de discos e tem edições em mais de 35 países.

Ópera de Sydney, Carnegie Hall (Nova Iorque), Walt Disney Concert Hall (Los Angeles) e Royal Albert Hall (Londres) são algumas prestigiadas salas internacionais de espectáculos onde Mariza já actuou.

A fadista, que em abril último editou o primeiro "Best-of" da carreira, já foi nomeada duas vezes para os Grammy Awards e já venceu três BBC Music Awards, na categoria "Best European Act".

Com o segundo álbum, "Fado Curvo" (2003), chegou ao 6.º lugar na tabela Billboard da World Music e venceu o Deustche Schallplattenpreis e o European Border Breakers Awars, atribuído no MIDEM de 2004.

Em 2005, no ano em que editou "Álbum transparente", Mariza foi condecorada pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, e cinco anos depois, quando editou "Fado tradicional" foi condecorada pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

A edição deste ano da Womex, que comemora 20 anos, decorre em Santiago de Compostela, de 22 a 26 de Outubro, e o concerto de abertura – "Compostela – The Roots, The way", está marcado para as 19h30.

Lusa/SOL