Escrever é viver

Parece que foi ontem, mas faz precisamente dois anos que a crónica Na Linha da Frente apareceu, sempre nesta coluna e escrita por mim. Sou (e não é de agora) um defensor da comunicação, da relação entre pessoas e da discussão em espaço público de todo e qualquer tema, por mais fracturante ou delicado que…

A oportunidade que reclamava para estas temáticas chegou-me em tom de desafio: 'por que não escreves tu?'. Confesso que me surpreendeu, ainda para mais vindo de um órgão de comunicação com forte expressão nacional e progressiva implementação nos países de língua lusófona. Não me fiz rogado e nem sequer hesitei! Afinal sempre gostei de desafios e escrever, confesso, é dos prazeres que há mais tempo me acompanha. Seguia já com natural interesse o SOL, acima de tudo por ser dos poucos que se preocupavam com a minha área de negócio – sobretudo através das famosas crónicas do Vítor Rainho, das fotografias das noites mais emblemáticas e da coluna anterior à minha que premiava a Figura da Noite da semana com uma entrevista. Figurei nela duas vezes, para orgulho da minha avó, que ainda as guarda religiosamente na sala.

A minha aventura em Moçambique foi também acompanhada pelo jornal e disso fui dando conta, tendo-me sido dado também lá o meu espaço na revista Lua. Passados dois anos continuo aqui sempre preocupado em não ser enfadonho nem chato e, se possível, pouco repetitivo. Vibro com cada pessoa que me dá os parabéns pela escrita ou que me reconhece seja na discoteca ou entre a comunidade portuguesa em Maputo. Mas nunca fico plenamente satisfeito, porque o que gosto mesmo é que quem me lê não esteja só a ler mas que discuta os temas com quem está mais próximo.

A liberdade que sempre me foi concedida aqui, mesmo quando me desvio dos temas que seriam supostos, merece o meu agradecimento. Penso que a escrita deve ser assim, livre, sem tabus. Escrever é falar, é partilhar com outros aquilo que temos de melhor. A nossa sensibilidade, as nossas perspectivas, o mundo que construímos, as experiências que vivemos. E é assim que espero manter-me por aqui, pelo menos mais dois anos. Sempre Na Linha da Frente de quem me lê (independentemente de gostar mais ou menos). Porque escrever é viver!

Sugestões:
 Clube: Robert Johnson (Offenbach, Alemanha)
 Músicas:
– Outlines – Mike Mago & Dragon
– Stay (Justin Martin Remix) – Henry Krinkle