Fogos destruíram 500 hectares da Serra da Estrela

Os fogos que lavraram em dois locais distintos do concelho de Seia, entre terça-feira e a madrugada de hoje, consumiram uma área superior a 500 hectares, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, as estimativas apontam para que os incêndios tenham destruído "mais de 500 hectares de área do Parque Natural da Serra da Estrela, essencialmente de mato rasteiro".

O gabinete florestal da Câmara Municipal de Seia ainda está a realizar o levantamento da área ardida e dos prejuízos causados pelas chamas, mas fonte da autarquia adiantou à Lusa que "basicamente arderam matos de regeneração natural e uma pequena área de pinheiro bravo com cerca de 11 anos".

O incêndio no lugar de Alvoco da Serra, que começou pelas 12h47 de terça-feira, foi dado como dominado às 03h09 de hoje, quando era combatido por 144 bombeiros apoiados por 42 viaturas, segundo informação disponibilizada na página oficial da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

De acordo com a mesma fonte, o outro fogo, que começou pelas 13h01 de terça-feira em Teixeira de Cima/Teixeira, também dominado na madrugada de hoje, foi combatido por 181 operacionais e 59 veículos.

Lusa/SOL