Ministra da Justiça admite que falhas no Citius eram expectáveis

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou hoje que os problemas que estão a afectar o acesso à plataforma informática Citius eram expectáveis e era impossível evitá-los.

Ministra da Justiça admite que falhas no Citius eram expectáveis

"Não deixávamos de esperar falhas num sistema informático, acontece sempre. Não há sistemas informáticos que não tenham problemas, sobretudo no arranque", afirmou a governante, no programa "Grande Entrevista", da RTP Informação.

Paula Teixeira da Cruz recordou já ter dito que a reforma não seria prejudicada "em função de algum percalço que sucedesse" e insistiu que as situações concretas detectadas têm de ser resolvidas.

Questionada pelo jornalista Vítor Gonçalves, a ministra considerou "impossível" que os problemas pudessem ter sido resolvidos previamente.

Os problemas que estão a afectar o acesso à plataforma informática Citius motivaram queixas por parte da Associação Sindical dos Juízes Portugueses e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, que pediram hoje explicações ao ministério, ao terceiro dia da entrada em vigor do novo mapa judiciário.

Na entrevista, Paula Teixeira da Cruz reiterou a intenção de avançar com a proposta que permite que quem exerça responsabilidades parentais sobre menores de 16 anos possa aceder à informação sobre a identificação criminal de pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores.

"Para mim é uma questão chave", afirmou, destacando que a taxa de reincidência "é tremenda".

Lusa/SOL