Adriano Moreira, Marcelo e Miguel Esteves Cardoso na ‘rentrée’ do CDS

O ex-presidente centrista Adriano Moreira, Jaime Gama, Marcelo Rebelo de Sousa, Jaime Nogueira Pinto e Miguel Esteves Cardoso participam na ´rentrée’ política do CDS-PP, reinventada num modelo “escola de quadros” para 150 jovens.

"O CDS, a partir de agora, fará as suas 'rentrées' com esta escola de quadros", disse à Lusa o vice-presidente do partido Diogo Feio, acerca da iniciativa que entre 11 e 14 de Setembro reunirá em Peniche "jovens quadros" entre os 16 e os 30 anos.

Os jovens, seleccionados por uma "comissão organizadora", participarão em "acções informativas e formativas sobre temas que têm a ver com a vida do país, como a Segurança Social, a Agricultura, a Economia, em que o CDS tem os seus ministros, e terão oportunidade de debater questões como o sistema bancário ou relações internacionais", contou Diogo Feio.

Além de todos os ministros centristas, participarão o presidente da comissão da reforma do IRC, Lobo Xavier, e da reforma do IRS, Rui Morais, num painel intitulado "Em defesa da reforma do IRS e do IRC".

O antigo presidente do CDS-PP e professor universitário Adriano Moreira estará presente no primeiro jantar-debate, no dia 11 de Setembro, sobre "a democracia cristã no Século XXI", fazendo a ligação aos 40 anos do partido, que este ano se assinalam.

O professor universitário Jaime Nogueira Pinto e o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, participam, com a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, num painel sobre "Portugal e o mar: história, economia, ciência e futuro", no dia 12 de Setembro.

No mesmo dia, uma sessão intitulada "O que aconteceu aos bancos em Portugal e no mundo ocidental?" junta o presidente da Comissão Executiva do Banco Comercial Português, Nuno Amado, e o vice-presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, o centrista Nuno Fernandes Thomaz.

O socialista Jaime Gama, ex-presidente da Assembleia da República, discutirá com o antigo presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa o papel do CDS "no sistema de alianças partidárias em Portugal", no jantar de sexta-feira, 12 de Setembro, o mesmo dia em que também decorre um debate sobre as "razões" para "acreditar" na paz entre Israel e a Palestina, com os respectivos embaixadores.

O escritor e jornalista Miguel Esteves Cardoso responde à pergunta "os conservadores são contemporâneos?" numa sessão a 13 de Setembro, dia que termina com um jantar sobre a Lei Fundamental, subordinado à questão "o prtblema está na Constituição ou na interpretação dela?", com o professor universitário Tiago Duarte.

No encerramento, no dia 14 de Setembro, intervém, além do presidente do partido e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, o presidente da Juventude Popular, Miguel Pires da Silva.

A participação dos ministros centristas decorrerá ao ritmo de uma por dia, começando com o ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, que discute política social e demografia em dois painéis distintos no dia 11.

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, explicará no dia seguinte "como a terra e o mar se tornaram políticas 'cool'", participando o ministro da Economia, António Pires de Lima, em dois debates no dia 13, um com o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, outro em que se desafiam os jovens a sair da "zona de conforto" e serem empreendedores, com o empresário Albano Homem de Melo, da cadeia de hambúrgueres portuguesa H3.

Lusa/SOL