Detido último elemento de grupo que roubava clientes de prostitutas

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem que pertencia a um grupo que alegadamente roubava e sequestrava clientes de prostitutas de rua em Santa Maria da Feira e em Ovar.

O detido, de 36 anos, a quem já foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas à autoridade na área de residência, pertencia a um grupo criminoso que foi desmantelado em Maio.

Em comunicado, a PJ refere que, "em conluio com os detidos", as prostitutas atraiam as vítimas para locais previamente seleccionados e, de seguida, surpreendiam-nas através de violentas agressões com objectos contundentes e ameaça com armas de fogo, apropriando-se dos bens e valores" que as vítimas possuíam.

"Os arguidos actuavam encapuzados, obrigando as vítimas a revelar códigos dos cartões de débito com os quais efectuavam levantamentos e aquisições de bens de consumo, vestuário, telecomunicações e informática e outros objectos facilmente transaccionáveis", acrescenta.

Aquando do desmantelamento do grupo, no início de Maio, foram detidos quatro homens e três mulheres pela prática de, pelo menos, "oito crimes de roubo e sequestro em que foram vítimas os clientes de prostitutas que actuavam em locais isolados da via pública".

"Três dos então sete detidos ficaram em prisão preventiva, sendo este [detido] o último comparticipante deste grupo neste tipo de actividade criminosa, tendo participado pelo menos num dos crimes de roubo e de sequestro", refere a PJ.

Os alegados crimes de roubo e sequestro foram praticados entre Março e Maio.

Em Maio, a PJ anunciou ter detido em Gaia os outros sete elementos do grupo, no âmbito de uma operação policial de "largo alcance", mobilizando mais de meia centena de funcionários de investigação criminal e a realização de mais de uma dezena de buscas.  

Além das detenções, a PJ apreendeu uma arma caçadeira, vários gorros e objectos comprados com recurso aos cartões bancários roubados. 

Lusa/SOL