Politica

Avante!: PCP anuncia compra de mais sete hectares no Seixal

O PCP anunciou hoje, na abertura da 38.ª "Festa do Avante!", a compra de mais sete hectares contíguos à Quinta da Atalaia, no Seixal, por cerca de 950 mil euros, prevendo uma campanha de angariação de fundos para pagar.

"Lançaremos uma campanha porque é preciso assegurar o seu pagamento completo, dirigindo-nos aos militantes e amigos do partido, aos amigos da 'Festa do Avante!', aos democratas e patriotas, apelando para criar as condições para uma festa ainda maior e melhor", afirmou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP lembrou o histórico dirigente Álvaro Cunhal e o seu anúncio, há 25 anos, no 13.º evento comunista do género, então em Loures, da compra da Quinta da Atalaia, citando as suas críticas de então sobre "o jogo indigno de Governos e outras entidades de cederem temporariamente terrenos abandonados, cheios de mato e pedras, com a esperança de nos verem afundar-nos neles".

"Surgiu finalmente a oportunidade, que não podíamos desperdiçar, de concretizar essa aspiração de adquirir a Quinta do Cabo da Marinha, com um enquadramento paisagístico de grande qualidade, arvoredo e espaço aberto, que permitirá aumentar em mais de um terço o espaço disponível para a festa e alargar significativamente a sua ligação à baía do Seixal", congratulou-se Jerónimo de Sousa.

Outro dirigente comunista, Alexandre Araújo, esclareceu as verbas envolvidas, cerca de 950 mil euros, e referiu que a campanha de angariação de fundos deverá começar no mês de Outubro, com o objectivo de a dívida ficar saldada até ao "Avante!2015".

"O partido não recorreu à banca, como disse o secretário-geral. Teve de adiantar um sinal avultado, mas confiamos que esta iniciativa e, como é tradição dos militantes e amigos do PCP, vai ser bem-sucedida", disse, afirmando ainda tratar-se de um terreno que era de propriedade privada.

Lusa/SOL