Rentrée familiar na TV

O Verão está a acabar e como é habitual as televisões aproveitam esta altura para renovar as suas grelhas de programação.

Na TVI, o reality show Casa dos Segredos, que já vai na quinta  edição, marca o regresso de Teresa Guilherme às galas de domingo e “trará muitas novidades”, garante o director de programas do canal, Bruno Santos. A data de estreia permanece, contudo, “em segredo”. Sem mistério é o dia em que Jardins Proibidos vai para o ar: já na próxima segunda-feira (dia em que a SIC estreia também a sua nova telenovela, Lado a Lado).

A sequela, inédita em Portugal e que trará de volta ao ecrã o elenco original de Jardins Proibidos, conta a vida dos personagens 14 anos após a primeira versão, com a protagonista Teresa (Vera Kolodzig) formada em medicina e casada com Vasco (Pedro Granger). Mas há mais novidades: “Num esforço de cruzar ficção e realidade”, adianta Bruno Santos, a ligação às redes sociais “entrará” na novela. Um dos exemplos é “a personagem de Catarina Avelar, que tem um site que funciona como 'Cupido electrónico'. E vai existir mesmo essa página”, adianta o director de programas da estação de Queluz: A Sua História será uma página em que as “pessoas vão poder contar a sua própria história de amor, que poderá depois ser aproveitada para episódios” da telenovela.

Na SIC, a rentrée começa já este domingo, com o concurso de talentos musicais Factor X – que competirá com o The Voice Kids  na RTP1 e Casa dos Segredos na TVI – e prossegue segunda com a estreia de Lado a Lado. Uma semana depois (dia 15) estreia outra telenovela: Mar Salgado, uma co-produção da SIC e da TV Globo, que será a principal adversária de Jardins Proibidos.

Herman José à tarde

Na RTP1, a segunda temporada de Chefs' Academy, com Catarina Furtado, e o programa de reportagem Linha da Frente, a seguir ao Telejornal, dão início à rentrée, no próximo fim-de-semana.

Logo na segunda-feira seguinte (15), Tânia Ribas de Oliveira passa a ter a seu cargo o talk-show das manhãs. No mesmo dia, arranca o Há Tarde, uma das maiores apostas do canal, que conta com Herman José no papel de anfitrião. O humorista estará em casa dos telespectadores portugueses durante três horas.

O The Voice Kids, apresentado pela dupla Mariana Monteiro e Vasco Palmeirim, é a outra novidade preparada pela estação para animar as noites de sábado, com um júri em que participará a cantora brasileira Daniela Mercury, mas a estreia deverá acontecer apenas no final do mês.

sonia.balasteiro@sol.pt