Filme de Roy Andersson vence Leão de Ouro do Festival de Veneza

O filme “A pigeon sat on a branch reflecting on existence”, do realizador sueco Roy Andersson, conquistou hoje o Leão de Ouro para melhor filme na 71.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, anunciou a organização. 

Filme de Roy Andersson vence Leão de Ouro do Festival de Veneza

A actriz italiana Alba Rohrwacher recebeu a Taça Volpi para a melhor interpretação feminina no filme "Hungry Hearts", do realizador Saverio Costanzo, e o actor norte-americano Adam Driver recebeu a Taça Volpi para melhor interpretação masculina na mesma película.

O Leão de Prata para a melhor realização foi atribuído a Andrei Konchalovski pelo filme "The Postman´s White Nights", e o Grande Prémio do Júri foi para "The Look of Silence", de Joshua Oppenheimer, enquanto o Prémio Especial do Júri foi para "Sivas", de Kaan Müjdeci.

Na cerimónia de entrega dos prémios do festival, em Veneza, o realizador Roy Andersson, cujo trabalho cinematográfico é muito baseado na comédia do absurdo, declarou-se "muito honrado" pela distinção, sobretudo por ser entregue "num país que deu tantos mestres ao cinema".

O filme "A pigeon sat on a branch reflecting on existence" é composto por um conjunto de episódios humorísticos que tentam explorar a condição humana em toda a sua diversidade.

Ainda na secção oficial, o Prémio para Melhor Argumento foi atribuído a Farid Mostafavi, do filme "Ghesseha", e o prémio Marcello Mastroianni para o melhor ator emergente foi para Romain Paul pelo papel em "Le Dernier Coup de Marteau".

O Prémio Luigi de Laurentis Melhor Obra Prima foi atribuído a "Court", de Chaitanya Tamhane, que também conquistou o Prémio para Melhor Filme na secção Horizontes.

Ainda na secção Horizontes, o Prémio Especial do Júri foi para o filme "Belluscone. Una Storia Siciliana", de Franco Maresco, o Prémio Melhor Realizador foi para Naji Abu Nowar, por "Theeb" e o Prémio Melhor Ator para Emir Hadzihafizbegovic, pelo seu papel em "These are the Rules", de Ognjen Svilicic.

Na secção Semana da Crítica o Melhor Filme foi "Flapping in the Middle of Nowhere", de Nguy?n Hoàng, o Melhor Argumento foi para Vuk Rsumovic por "No one´s Child", que também ganhou o Prémio do Público.

Na secção Jornada dos Autores, o júri atribuiu o Prémio Melhor Filme a "Retorno a Ítaca", de Laurent Cantet, e o Prémio Fipresci foi para "The Look of Silence", de Joshua Oppenheimer.

O realizador português Manoel de Oliveira, de 105 anos, estreou nesta 71.ª edição do Festival de Veneza o seu novo filme, uma curta-metragem intitulada "O Velho do Restelo", exibida fora de competição.

Manoel de Oliveira – que recebeu um Leão de Ouro de carreira em Veneza, em 2004 – reúne, neste novo filme, num banco de jardim do século XXI, personagens e escritores históricos: Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes, Camilo Castelo Branco.

"O Velho do Restelo" estreia-se em Portugal a 11 de Dezembro, segundo a produtora O Som e a Fúria.

Lusa/SOL