Economia

Taxas Euribor descem em todos os prazos

As taxas Euribor desceram hoje em todos os prazos em relação a sexta-feira, depois do anúncio do Banco Central Europeu (BCE) da adopção de novas medidas de estímulo económico.  


A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu 0,007 pontos percentuais, ao ser fixada em 0,196%. 

A três meses, a Euribor desceu 0,010 pontos percentuais, para 0,094%. 

Nos prazos a nove e a 12 meses, as Euribor desceram 0,009 e 0,008 pontos percentuais, tendo sido fixadas em 0,277% e em 0,366%, respectivamente. 

Na quinta-feira, o Conselho de Governadores do BCE reduziu a taxa de juro directora para 0,05%, um novo mínimo histórico, e anunciou que vai lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

O presidente do BCE referiu, na altura, que o pacote de compra de activos da instituição inclui também créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro, mas não precisou o montante deste programa de compra de activos, que deverá ser lançado a partir de Outubro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Lusa/SOL