Europeus pedem mais protecção para o ambiente

Três anos após o mais recente Eurobarómetro sobre a protecção do Ambiente, e apesar da crise económica, a preocupação dos europeus com o tema continua elevada, divulgou nesta segunda-feira a Comissão Europeia (CE) em comunicado.

Reunindo um vasto consenso, 95% dos 28 mil inquiridos no âmbito do Eurobarómetro afirmaram que a questão da protecção do ambiente é importante e muitos pensam que é possível fazer mais. 

A larga maioria considera que a utilização eficiente dos recursos naturais (79%) e a protecção do ambiente (74%) podem promover o crescimento económico. 

Se 80% consideram que a economia influencia a sua qualidade de vida, 75% pensam que o estado do ambiente tem um impacto semelhante e 77% dos cidadãos da União Europeia (UE) consideram que os problemas de ambiente têm um impacto directo na sua vida quotidiana.

A poluição é uma das maiores preocupações dos cidadãos, com a poluição do ar (56%) e a poluição da água (50 %) no topo, bem como a produção de resíduos e o esgotamento dos recursos naturais. 

Por outro lado, um número crescente (59%) considera que os factores sociais e ambientais devem ser tão importantes como os critérios económicos para medir os progressos alcançados no seu país. No que diz respeito às despesas e investimentos das autoridades públicas, 59% consideram que as autoridades do seu país deveriam dar mais importância às considerações ecológicas do que ao custo. 

Mais responsabilidade ambiental

A esmagadora maioria dos inquiridos no Eurobarómetro (93%) pensa que os grandes poluidores devem reparar os danos ambientais que causam. A introdução de coimas mais pesadas para os infractores foi considerada a forma mais eficaz de resolver os problemas em matéria de ambiente.

Também a consciência das suas próprias responsabilidades ambientais é bastante elevada: 85% dos europeus consideram que têm um papel a desempenhar na protecção do ambiente e a maioria está a adoptar medidas e comportamentos mais respeitadores do ambiente. As três actividades mais comuns são a separação do lixo para reciclagem (72%), a redução do consumo de energia (52%) e a redução do consumo de água (37%). 

Apesar de mais cidadãos considerarem que estão bem informados sobre o ambiente em geral, 39% não dispõem de informação sobre o impacto na saúde dos produtos químicos utilizados em produtos do dia-a-dia.

Uma maioria significativa da população considera que pode ser feito mais para proteger o ambiente. 77% consideram que as grandes empresas e a indústria não estão a fazer o suficiente; 70% pensam o mesmo da sua administração nacional; 65% consideram que os próprios cidadãos podem fazer mais. As prioridades identificadas foram a separação do lixo para reciclagem (54%), a redução do consumo doméstico de energia (39%) e a utilização de transportes públicos (39%). 

Apoio à acção da UE

Finalmente, 77 % dos cidadãos da UE consideram que é necessária legislação ambiental europeia para proteger o ambiente no seu próprio país e seis em cada dez pensam que as decisões devem ser tomadas conjuntamente na UE.79 % consideram igualmente que a UE deveria ser capaz de assegurar que as leis ambientais estão a ser correctamente aplicadas no seu país e 84% querem que seja atribuído mais financiamento da UE para apoiar actividades respeitadoras do ambiente. Além disso, a maioria dos cidadãos (56%) quer que a UE tome mais medidas para proteger o ambiente.

"É bom ver um apoio tão sólido e alargado à protecção do ambiente, mesmo em tempos difíceis. As pessoas estão particularmente preocupadas com a poluição da água e do ar, os produtos químicos e os resíduos", comentou o comissário europeu com a pasta do Ambiente, Janez Potočnik.
 

SOL