Raio fere várias pessoas na Ilha do Pico

Um grupo de pessoas foi surpreendido na ilha do Pico por um raio que provocou queimaduras em várias delas, uma paragem cardíaca num homem e a morte de um cão, disse à Lusa o comandante dos bombeiros das Lajes.

Arnaldo Silva explicou que quando o grupo de pessoas, que integra o "Cantinho das Terras", colectividade local que promove todos os anos uma subida à montanha do Pico, se preparava para fazer uma foto de família na zona do Topo foi surpreendido por um raio que as projectou no solo.

O comandante dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico explicou que alguns dos elementos do grupo que apresentavam várias queimaduras foram conduzidos ao centro de saúde local para serem assistidos.

Arnaldo Silva referiu que o elemento que sofreu a paragem cardíaca foi socorrido no local por uma médica, que integrava o grupo, encontrando-se bem. Já o cão que transportava ao colo morreu.  

O comandante, que destacou para o local seis bombeiros das Lajes, referiu que a operação de resgate do grupo foi uma "complicada", uma vez que a vegetação no local do acidente era densa.

O comandante António Silva acentuou que o nevoeiro e a chuva que se faziam sentir na zona do Topo, no concelho das Lajes, dificultaram também a operação, mas foi possível conduzir os feridos ao centro de saúde para receberem cuidados médicos, não tendo ficado nenhum deles hospitalizado.

Lusa/SOL