Meteorito na Nicarágua abre cratera de 12 metros

Um impacto de um meteorito perto do Aeroporto Sandino, em Manágua (Nicarágua) pôs as autoridades locais e a NASA em alerta: serão fragmentos de um asteróide que cruzou a Terra no domingo? 

Meteorito na Nicarágua abre cratera de 12 metros

A queda deste meteorito deixou uma cratera de 12 metros numa área florestal bem próxima do aeroporto e a escassos 300 metros de um hotel na capital nicaraguense. 

Segundo uma porta-voz governamental, relata a agência Associated Press (AP), o fragmento era “relativamente pequeno” e “parece ter vindo de um asteróide que passava perto da Terra”. 

A NASA preveniu, logo na sexta-feira passada, que um asteróide conhecido como 2014 RC iria passar pelo nosso planeta no domingo, 7, mas sem qualquer risco de colisão. De facto, vários astrónomos conseguiram observá-lo ontem, confirmando as previsões – o 2014 RC ‘sobrevoou-nos’, de facto, a uma distância de ‘apenas’ 40 mil km (pouco à escala espacial) e que teria uns 18 metros de comprimentos. 

O incidente recordou logo os meteoritos caídos a 15 de Fevereiro de 2013 em Chelyabinsk, na Rússia, causando perto de 1500 feridos. No caso revelado hoje, na Nicarágua, não houve incidentes ou feridos a lamentar, já que a área de impacto não é habitada.    
 

ricardo.nabais@sol.pt