Quatro grupos com 83% do volume de negócios da hospitalização privada

Mais de 80 por cento do volume de negócios da hospitalização privada em Portugal está nas mãos dos grupos Mello Saúde, Espírito Santo Saúde, Lusíadas e Trofa Saúde, segundo uma associação do sector.

Dados da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), a que a Lusa teve acesso, indicam que esta área tem um volume de negócios anual superior a 1.500 milhões de euros.

Deste volume, 83% é gerado por quatro grupos: Mello Saúde (495 milhões de euros em 2013), Espírito Santo Saúde (373,6 milhões de euros em 2013), Lusíadas (290 milhões em 2013) e Trofa Saúde (90 milhões em 2013).

Estes valores incluem os resultados das Parcerias Públicos Privadas (PPP) detidas por alguns destes grupos, como é o caso da ESS (Hospital Beatriz Ângelo, em Loures) e Lusíadas (Hospital de Cascais).

"Nem sempre o maior volume de negócios traduz o maior número de atendimentos e/ou consultas a doentes", esclareceu a APHP. 

O grupo José de Mello Saúde anunciou hoje ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição da Espírito Santo Saúde para concorrer com o grupo mexicano Ángeles, cujo investimento total poderá chegar aos 420 milhões de euros.

A oferta foi comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e implica uma contrapartida de 4,40 euros por acção, estando condicionada à aquisição de, pelo menos, 50,01% do capital do grupo dono do Hospital da Luz.

Lusa/SOL