PS: Seguro faz balanço “extremamente positivo” dos debates

O secretário-geral do PS, António José Seguro, considerou hoje “extremamente positivo” o balanço dos dois debates realizados com António Costa no âmbito da candidatura às primárias no partido que se realizam no próximo dia 28.

PS: Seguro faz balanço “extremamente positivo” dos debates

Falando no final de uma visita à Agroglobal, Feira das Grandes Culturas, em Porto de Muge, no concelho do Cartaxo, Seguro afirmou que os dois debates foram "muito complementares", tendo o segundo, realizado na quarta-feira à noite, constituído "uma oportunidade para expressar mais detalhadamente" as suas propostas.

"Não compreendo como é possível ser-se candidato a candidato a Primeiro-Ministro e não se ter uma solução para a dívida como prioridade da acção política", declarou, reafirmando a prioridade do seu "projecto de mudança" na criação de riqueza como forma de enfrentar a elevada dívida do país.

Questionado sobre se se compromete com a meta de 2,5% para o défice em 2015, António José Seguro reafirmou que o equilíbrio das contas públicas tem que acontecer "não através da austeridade ou de cortes cegos, que levam ao empobrecimento e ao aumento da dívida, mas pondo a economia a crescer". 

"Sem colocar a economia a crescer o país não é viável, não é sustentável", declarou.

Seguro, que experimentou vários aparelhos e máquinas agrícolas, sublinhou "a grande evolução" tecnológica e de massa crítica "dos empreendedores na área da agricultura", referindo a sua satisfação por uma das áreas do seu plano de reindustrialização assentar na agricultura e na transformação industrial dos produtos agrícolas. 

"Não me canso de dizer que temos um défice na nossa balança alimentar, precisamos de o corrigir e isso só possível diminuindo as importações através de um aumento da produção nacional", afirmou.

Seguro congratulou-se com o anúncio feito hoje pelo Governo, "finalmente, ao fim de dois anos", de criação do Banco de Fomento, desejando que o novo quadro comunitário de apoio seja colocado "rapidamente em execução".

Lusa/SOL