Taxas Euribor caem para novos mínimos históricos

A taxa Euribor voltou hoje a cair a três, seis, nove e 12 meses para novos mínimos históricos.  

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu para 0,187%, um novo mínimo histórico e menos 0,001 pontos percentuais do que na quinta-feira. 

A três meses, a Euribor desceu 0,002 pontos percentuais, para um novo mínimo de sempre, de 0,082%.

Nos prazos a nove e a 12 meses, as Euribor desceram 0,002 e 0,003 pontos percentuais, tendo sido fixadas em 0,262% e em 0,349%, respectivamente, valores mínimos nunca antes atingidos.

A 4 de Setembro, o Conselho de Governadores do BCE reduziu a taxa de juro directora para 0,05%, um novo mínimo histórico, e anunciou que vai lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

O presidente do BCE, Mario Draghi, referiu, na altura, que o pacote de compra de activos da instituição inclui também créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro, mas não precisou o montante deste programa de compra de activos, que deverá ser lançado a partir de Outubro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Lusa/SOL