Alteração profunda do desafio leva à saída de Bento e sua equipa

Os administradores do Novo Banco Vitor Bento, José Honório e João Moreira Rato confirmaram hoje que estão de saída da instituição, alegando que “as circunstâncias alteraram profundamente a natureza do desafio” que aceitaram. “Gostaríamos de acrescentar que não saímos em conflito com ninguém”, frisam.

Alteração profunda do desafio leva à saída de Bento e sua equipa

Houve pressões do Governo, nomeadamente de Pires de Lima numa entrevista, para vender o banco rapidamente por receio de que os processos na Justiça e a comissão de inquérito parlamentar que vai investigar a resolução do BES afectem o valor da instituição, ao contrario do que era defendido por Bento e sua equipa.

Os gestores confirmam que comunicaram esta semana ao Banco de Portugal e ao Fundo de Resolução a intenção de renunciar aos cargos, "dando tempo para que pudesse ser preparada uma substituição tranquila".

A equipa diz que as acções para normalizar e estabilizar o banco foram já postas em marcha, que já foi lançado um plano de médio prazo e que foi já encetado um "processo para a venda rápida" da instituição. Assim, entendem "ser oportuno passar o testemunho a outra equipa de gestão".

joao.madeira@sol.pt