Morreu presidente do El Corte Inglés, aos 79 anos

O presidente do El Corte Inglés, Isidoro Álvarez, morreu neste domingo aos 79 anos, em Madrid, quatro dias após ter sido internado na sequência de uma insuficiência respiratória e de uma crise cardíaca, informou a empresa.

Morreu presidente do El Corte Inglés, aos 79 anos

Isidoro Álvarez, que presidia igualmente à Fundação Ramón Areces, morreu ao início da tarde no Hospital Puerta de Hierro, em Madrid.

O corpo de Isidoro Álvarez encontra-se em câmara ardente na Fundação Ramón Areces, no centro de Madrid.

Nascido nas Astúrias em 1935, Isidoro Álvarez começou a trabalhar no El Corte Inglés com 18 anos, enquanto estudava Ciências Económicas e Empresariais na Universidade Complutense.

Em 1959, com 24 anos, foi nomeado conselheiro da sociedade, e desde 1966 é conselheiro director-geral, de acordo com nota informativa no ‘site’ da empresa.

Após a morte de Ramón Areces, foi nomeado pelo Conselho de Administração como presidente do El Corte Inglés, a 2 de Agosto de 1989.

Na mesma nota lê-se que Isidoro Álvarez foi nomeado, em 1989, "Executivo do Ano" pela revista Mercado.

Na ocasião, afirmou: "O único segredo do El Corte Inglés para aceder à situação de liderança que hoje ostenta está no trabalho em equipa, na vontade de superação das pessoas, que são, afinal, o activo mais importante das empresas. Esta foi sempre a filosofia de Ramón Areces, filosofia que partilhei durante toda a minha vida".

De acordo com o jornal El Mundo, o grupo El Corte Inglés encerrou 2013 com lucros de 174,3 milhões de euros, mais 6,2% do que no ano anterior.

SOL/lusa