Crianças faltam às aulas para protestar contra fecho de escola

Cerca de uma centena de pessoas, entre elas 12 crianças, protestaram hoje contra o fecho da escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, o que consideram uma “injustiça”.

Crianças faltam às aulas para protestar contra fecho de escola

Promovido pela população da aldeia, o protesto, no dia em que começa o novo ano lectivo, começou cerca das 09:00 em frente ao edifício da escola com a concentração dos populares, entoando palavras de ordem como "queremos a escola aberta", "queremos a nossa escola" e "queremos aqui as nossas crianças".

As 13 crianças do 1.º Ciclo de Rio de Moinhos faltaram hoje às aulas na escola de destino, o Centro Escolar Vipasca, na sede de concelho, Aljustrel, a cerca de quatro quilómetros de distância.

Durante o protesto, o presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Nelson Brito, disse aos jornalistas que as crianças de Rio de Moinhos vão continuar a faltar às aulas em Aljustrel "até ser definido um modelo de transporte em segurança".

Apesar do encerramento da escola de 1.º ciclo, em Rio de Moinhos, está prevista a continuação do ensino pré-escolar, com nove crianças. 

Lusa/SOL