Escola de Economia da Nova muda-se para Carcavelos em 2017

A Nova School of Business and Economics (SBE) vai mudar-se para Carcavelos, concelho de Cascais, daqui a três anos. O novo campus foi apresentado esta terça-feira ao final da manhã e terá capacidade para acolher cinco mil alunos.

"Queremos atrair talento jovem de todo o mundo. Queremos ajudar na exportação do ensino superior", disse o presidente da Nova School of Business and Economics, José Ferreira Machado, que defende que deixar Lisboa para instalar o 'campus' em Carcavelos, mais próximo da praia, ajudará a atrair alunos até pelo estilo de vida que lhe fica associado, com as residências universitárias que vão ali ser instaladas.

A escola não pretende alargar a oferta formativa, apenas "manter a qualidade académica de sempre", e captar mais alunos, para um limite de cinco mil estudantes por ano.

Actualmente, nas instalações de Lisboa, estudam cerca de 2.500 alunos, e a partir de Setembro de 2017, com a escola já a funcionar em Carcavelos, José Ferreira Machado espera poder ver esse número alargado imediatamente para os três mil.

As obras de construção do 'campus' de Carcavelos, que devem arrancar já no próximo ano, serão financiadas por empresas, num montante de 40 milhões de euros.

O projecto implica ainda um fundo de 10 milhões de euros para apoio à investigação – que a nova SBE desenvolve sobretudo nas áreas de gestão e finanças – e recrutamento de professores de elevado reconhecimento, estrangeiros, mas também nacionais, estes numa perspectiva de regresso ao país.

SOL/Lusa